segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tem comunicação hoje na Rural

Primeira Semana de Jornalismo na UFRRJ: um marco para o curso e para a universidade

estudante do 4º período. 

“Mercado de Jornalismo – cenário contemporâneo” é o tema da "Comunicar!", que trará para a Universidade 14 palestrantes de diferentes áreas da comunicação. O objetivo é discutir a situação do jornalista hoje. Organizado por professores e alunos do curso, o evento começa sempre às 18h e vai até sexta, 21, no Auditório Paulo Freire do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A Semana de Comunicação é gratuita, sem inscrição e aberta a estudantes e docentes de outras instituições de ensino do Rio.


Primeiro dia:
Fim do diploma de Jornalismo - Um debate aberto
 

Na abertura, a Semana de Comunicação debaterá a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissãoEm mesa-redonda, mediada pela professora Alessandra Carvalho (UFRRJ), o professor Leonel Aguiar (PUC- RJ/ FNPJ) será o palestrante do primeiro dia (veja o perfil do professor Leonel na guia Palestrantes). O tema é de grande interesse para os estudantes, uma vez que as oportunidades no mercado de trabalho, com as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs), vêm abrindo novas frentes de atuação para o jornalista.

Novas raízes em solo Rural

Desde seus primórdios, a excelência no ensino em cursos da área agrária destacou a UFRRJ entre as universidades brasileiras. Hoje, a Rural conta com um terço de seus cursos na área de Humanas, o que vem transformando o perfil da Universidade. Com o curso de Jornalismo, criado há dois anos, essa mudança torna-se mais evidente. Para Antônio Carlos Nogueira, diretor do ICHS: "a Rural precisa do curso".

Quem vai contribuir para que todos saibam que a UFRRJ não tem só Agronomia e Veterinária, mas  sua lista de cursos passa de 50 opções de graduação? O curso de Jornalismo, certamente, vai contribuir para isto.

A nova graduação já tem criado raízes no solo da Rural, que ultrapassam as fronteiras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Através de seus alunos, que atuam em estágios, o curso se uniu à Pró-reitoria de Graduação, de Extensão e de Pós-Graduação, entrando, assim, no tripé principal da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir desta união, inicia-se uma nova história para a UFRRJ, com a concretização de seu real papel no contexto dos anos 2000 - não a universidade de 1910, com perfil essencialmente agrário.

A primeira Semana de Comunicação apresenta à comunidade acadêmica, que ultrapassa hoje mais de 13mil alunos - sem incluir professores e colaboradores - a existência ativa do curso de Jornalismo na Rural e de seus primeiros passos na Universidade. Este é o início do segundo centenário da antiga Escola Nacional de Agronomia e Medicina Veterinária: a nova UFRRJ, que tem Rural no nome, mas Ensino multidisciplinar na prática.

3 comentários:

  1. Nossa, mandou muito bem Gian. Parabéns pelo texto, animação total para essa semana!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria Gian. Parabéns também por vocês do curso de Jornalismo fazerem esta nova UFRRJ!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Natália e Elaine. Vamos agitar a "comunicar!", nosso primeiro evento que entrará para a história da UFRRJ!

    ResponderExcluir