sábado, 15 de outubro de 2011

A Comunicar está chegando!

Por Isabella Oreiro,
estudante do 4º período.


A Comunicar - Semana Acadêmica de Comunicação Social - começará na próxima semana, no dia 17, segunda-feira. Com ela, vem um marco para o curso de Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a primeira semana acadêmica do curso, que foi criado há pouco menos de dois anos.

O evento vai debater temas de interesse dos alunos, com foco no mercado de trabalho que gera muita ansiedade para os estudantes. Ansiedade essa que foi aumentada principalmente depois da não obrigatoriedade do diploma jornalístico. Em meio a tantas dúvidas, foi proposto que a semana já começasse com um debate sobre a queda do diploma, que por sinal deverá ser bem acalorado. Os temas abordados na Comunicar serão as confluências do Impresso e Internet no Jornalismo Diário, Rádio e TV, Reportagem Cinematográfica e Fotojornalismo, Assessoria de Comunicação: cenário corporativo e empreendedorismo.

Com a proximidade da Semana Acadêmica, fomos ouvir quem está participando da organização do evento desde o ínicio e saber quais são as expectativas para a Comunicar. Como eles imaginam que será o evento e o que prepararam para os alunos e não alunos, que também serão muito bem vindos.  


Depoimento da Coordenadora do curso, Simone Orlando: 

"Estou muito animada com o evento, assim como toda a equipe de professores e alunos do curso. É muito especial pra todos nós, a 1ª Semana de Comunicação de um curso recém-criado na UFRRJ. O tema me parece o de maior interesse no momento: pensar mercado de jornalismo na conjuntura contemporânea. Meu desejo é que todos os estudantes de jornalismo no Brasil pudessem estar conosco para ouvir esta galera de peso".


Depoimento de Douglas Maços, aluno do 4º período, participante da comissão organizadora:

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que o evento entrará para a história do curso, pois, além de ser o primeiro da história do curso, o evento esta sendo organizado da melhor maneira possível e debaterá um tema muito interessante: o mercado de jornalismo. Espero que este tema desenvolva muitos debates entre os alunos e palestrantes e que, ao final do evento, todas as dúvidas quanto a esse tema sejam sanadas”.


Depoimento de Yuri Neri, aluno do segundo período, participante da comissão organizadora:

“Nós achamos dificuldades para o tema da semana, porque deveria ser algo relevante e que abrisse a mente dos alunos. Tivemos a preocupação em trazer acadêmicos, que trabalham diretamente com o aluno e, também, alguém do mercado, o jornalista, o profissional. Buscamos pessoas que agreguem, que tenham algo para passar, que contribuam com os alunos. A expectativa é de que todos gostem, porque traremos bons profissionais. Esperamos que venham pessoas de fora da universidade, porém o foco é o aluno do curso. E gostaríamos que todos participem, inclusive alunos de outros cursos. Resolvemos abrir a Comunicar com a queda do diploma porque é um assunto relevante, polêmico e que muitas pessoas acham que não há mais a necessidade dele. Com a intenção de mostrar que o diploma caiu, mas o mercado procura profissionais habilitados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário