Conheça os palestrantes


Mídia, Educação e Juventude
Conscientizando o futuro: um jornalismo para leitores em formação 



Catarina Chagas é editora-assistente da Ciência Hoje das Crianças on-line. "Sempre gostei de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso."A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Ela foi criada em 1986 e já ganhou o prêmio José Reis de Divulgação Científica








Simone Ronzani, jornalista, pós-graduada em Gestão do Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/RJ, criadora do Recontando, portal pioneiro de notícias para crianças. Formada há 9 anos pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, já trabalhou na Rede Globo, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio (Sucursal do Rio de Janeiro), O Fluminense e nos Executivo e Legislativo do Rio de Janeiro.







Caio Dib é jornalista e ativista em Educação. Com 22 anos, formou-se na Faculdade Cásper Líbero (SP) e já trabalhou em diversos projetos que interligam Educação, Comunicação e Tecnologia. Atuou em empresas como Colégio Bandeirantes, Fundação Padre Anchieta, Instituto Paramitas, Abril Educação, entre outras. Em 2013, decidiu passar cinco meses viajando pelo Brasil para conhecer as diferentes realidades de seu país e práticas educacionais inspiradoras brasileiras. É o projeto Caindo no Brasil.







Jornalismo e Literatura
O jornalismo literário e a literatura nos veículos de comunicação


Felipe Pena é doutor em Literatura pela PUC-Rio e pós-doutor em semiologia pela Universidade de Paris / Sorbonne III, é jornalista, psicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense. Roteirista da TV Globo e cronista do Jornal do Brasil é autor de sete livros acadêmicos, entre eles Teoria da Biografia sem fim (Ed. Mauad, 2004) e Teoria do Jornalismo (Ed. Contexto, 2005), além de Seu Adolpho (Ed. Usina de Letras, 2010), uma biografia em fractais de Adolpho Bloch. Também escreveu outros dois romances, "O marido perfeito mora ao lado" e "O verso do cartão de embarque". Em seu site, é possível ler trechos e resenhas de seus livros.




Marcelo J. Fernandes é professor, natural do Rio de Janeiro, mestre em Letras Vernáculas – Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador da Pós-Graduação em Linguística e Literaturas de Língua Portuguesa e Professor da Faculdade de Letras e da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, desde 2000. Também é do conselho editorial do jornal "Poiésis", editado em Saquarema/RJ, pelo jornalista e poeta Camilo Mota. É um importante veículo sócio-cultural, de grande circulação e penetração no Estado do Rio de Janeiro.





Jornalismo Ambiental
O jornalismo como ponte entre sociedade e natureza







Sérgio Abranches é sociólogo, cientista político, analista político e comentarista da Rádio CBN. Em seu site Ecopolítica, escreve artigos sobre assuntos como COP15 e Rio+20. Sérgio trata de economia, política e meio ambiente de forma clara, de modo que o público leigo compreenda os assuntos. 






* Ainda estamos fechando essa mesa. 


Investigação no Jornalismo


André Fran é jornalista e publicitário e viaja atrás de destinos polêmicos com o Não Conta Lá em Casa, programa exibido pelo canal Multishow, no qual é apresentador, diretor e autor do livro homônimo. O NCLC é a junção de investigação, turismo e aventura. Já teve cenários como Irã, Iraque, Chernobil (Ucrânia), Coreia do Norte e, os mais recentes, Israel e Palestina. Através do programa, podemos conhecer o lado da história (aquele que não é estampado nos jornais)  e seus personagens. 





* Ainda estamos fechando essa mesa. 





Mídia Ninja e novas narrativas

Nas mãos, um celular potente, na mochila, um notebook para servir de bateria e a cara e a coragem de ir atrás da informação: assim trabalha um Mídia Ninja. A sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação se projetou junto com as manifestações de junho e julho na cobertura dos protestos ao vivo. "O que pode ser discutido é a forma como ele é feito", diz um dos idealizadores do coletivo quando questionado sobre se o que fazem é jornalismo. Praticamente concorrentes, o trabalho dos jornalistas independentes ainda é visto com receio na mídia tradicional. "A mídia livre é um ato político, e todo ato precede necessariamente um debate. Tomar uma posição diante do que estamos cobrindo sem vestir o manto da falsa imparcialidade da grande mídia já é uma forma de se colocar." - Mídia Ninja




* Ainda estamos fechando essa mesa